top of page

 

LORETA DIALLA 

1984

Atriz, diretora, dramaturgista, artista sonora e pesquisadora.

Nasceu em Juazeiro do Norte/CE e mora em Fortaleza/CE desde 2005. Desde 1997 atua nas artes de modo transversal nas linguagens do teatro, música, cinema e audiovisual. É mestre em artes pelo Programa de Pós-graduação em Artes (ICA-UFC). Possui graduação em Teatro pelo (IFCE) e formação técnica pelo Curso de Arte Dramática (UFC).

Seus projetos e criações artísticas transitam entre os formatos de espetáculos cênicos, filmes, vídeos, álbuns e instalações sonoras.

No teatro, atuou como atriz, diretora e dramaturgista em mais de 30 projetos cênicos como os trabalhos: A2 (2025), Expedição Planta Baixa (2020), Outro País (2019), Nossos Mortos (2018), Leonce e Lena (2012) e Diga de você está de acordo! MAQUINAFATZER (2014). Os três últimos fazem parte do repertório do Teatro Máquina, grupo o qual integra desde 2010.​​

No cinema, atuou em projetos de longas e curtas-metragens como atriz, produtora executiva e preparadora de elenco. Dentre eles, destacam-se os filmes O completo estranho (2014) de Leonardo Mouramateus, O mundo sem nós (2016)  e Terra Ausente (2018) de Noá Bonoba, “Marco” (2017) de Sara Benvenuto, Vale dos Dinossauros (2023) de Ythallo Rodrigues e Resumo da Ópera de Honório Félix e Breno de Lacerda com estreia em 2025 na 28ª Mostra de Cinema de Tiradentes.​

Na esfera formativa tem ministrado ações nos formatos de cursos, oficinas e residências artísticas dedicadas as poéticas e dramaturgias do corpo com interesse em questões, práticas, gestos de autoria e modos de percepção orientados pelas guias de investigação: Alteridade, Voz, Escuta, Escrita e Presença.

Participou com projetos cênicos e cinematográficos em importantes eventos, festivais e mostras em território nacional e internacional como os festivais: Palco Giratório (BR), MIRADA (BR); Poa em Cena (BR); Cena Brasil (BR); Festival de Teatro de La Habana (CU); Edinburgh Fringe Festival (UK); Salão de abril (BR), Festival de Cinema de Vitória (BR), Curta Cinema (BR), Indie Lisboa (PT), Olhar de Cinema (BR), Festival de Tiradentes (BR) e Festival de Brasília do Cinema Brasileiro (BR). 

 

bottom of page